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sábado, 1 de agosto de 2009

Mercado Internacional

Lucros da Richemont caem 31% em 2008
NOTÍCIAS
Por Patricia Gaspar

Durante o ano fiscal, encerrado em 31 de março, o lucro da Richemont encerrou em queda de 31% totalizando 1,08 bilhão de euros. Os lucros da divisão de produtos de luxo caíram 23% para 751 milhões de euros. As vendas cresceram 2% para 5,4 bilhões de euros.
A Cartier registrou um ano recorde tanto nas vendas quanto nos lucros. Durante uma entrevista, Johann Rupert, diretor executivo da Richemont, disse que o crescimento da Cartier se deve principalmente às vendas de jóias de altíssimo nível, que foram consideradas por muitos consumidores como um investimento seguro em tempos de crise.

reprodução

No geral, as vendas das marcas de jóias e relógios da cresceram 4%, enquanto que as vendas da Montblanc caíram 6%. Produtos em couro e acessórios caíram 5%.
As vendas das outras marcas do Grupo, que incluem Chloé e Azzedine Alaïa, cresceram 5% durante o período.
Os lucros operacionais, no entanto, caíram significativamente, em grande parte por causa da baixa rentabilidade da marca Chloé.
Este ano a Richemont planeja fechar cerca de 60 lojas que registram baixa rentabilidade. Isso representa cerca de 8% da sua rede de varejo, incluindo lojas da Montblanc, da Cartier, da Piaget, da Van Cleef & Arpels e da Lancel.
Rupert disse que as vendas em abril, que é o primeiro mês do ano fiscal da companhia, caíram 19% em decorrência da crise econômica mundial. Rupert comentou que ainda não existem sinais de recuperação, considerando que os mercados dos EUA e da Europa continuam instáveis.
As únicas notícias positivas estão vindo da Ásia, que registrou um aumento de 14% nas vendas durante o ano passado. No Oriente Médio os resultados também foram positivos.
Excluindo as condições de mercado desfavoráveis, o Grupo Richemont continua sólido com 822 milhões de euros em caixa. Rupert disse que o Grupo deverá atravessar a crise mundial e voltar fortalecido quando as condições estiverem melhores.

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