CONCURSO FIEP CANATIBA
TEMÁTICA: Amazônia - Ecos na Moda
Na Amazônia existe, desde tempos imemoriais, uma estreita relação entre o homem e a natureza. No entanto, as especificidades desse “universo verde” podem e devem estar aliadas a conceitos atuais de desenvolvimento, sem que isto signifique seu fim. É nesta perspectiva que a Moda torna-se parceira ímpar na mudança de paradigmas comportamentais.
O tema Ecologia está na centralidade das preocupações sociais contemporâneas, visto que estudos científicos revelam a necessidade da adoção de novas atitudes para a sobrevivência do planeta. As ciências tentam avançar na direção de soluções que permitam a convivência pacífica entre o homem e o meio ambiente, mas, por outro lado a História da Moda mostra que a própria evolução levou o sujeito a estilos de vida que o fizeram substituir o linho pelo nylon, o algodão pela microfibra ou nanotecidos.
Não apenas a Ecologia está na Moda, mas a Moda também está na Ecologia. Algumas correntes de pensamento pregam serem os produtos ecológicos voltados ao consumo consciente e socialmente responsável “a moda do futuro”. A extração sustentável de bens naturais vem buscando formar uma nova maneira de o sujeito lidar consigo, com outro e com o consumo. Não é à toa que pesquisas direcionadas para a área do vestuário buscam dar conta de uma futura demanda ecologicamente consciente. É neste ponto que o fashion designer imprime todo seu talento a fim de tornar o resultado “palatável”, uma vez que a “Moda Verde” quer gerar consumidores bem informados e comprometidos com causas ambientais.
Desta feita, a “Ecomoda” vem se firmando como tendência de comportamento. Ser “verde” é uma questão de atitude. A moda já revela comportamentos que demonstram a preocupação com a qualidade de vida no planeta, contribuindo para a mudança de mentalidade dos homens. Porém a produção sustentável é o grande desafio que a era contemporânea apresenta ao ser humano.
Assim, como o “pretinho básico” de Chanel ou as malas Loüis Vuitton, a “Moda Verde” e uma tendência de comportamento que tem tudo para se tornar um clássico. Por uma simples questão de sobrevivência.
Almira Martins
Especialista em Cultura de Moda – Universidade Anhembi Morumbi – SP
Marcadores: Mix Brands, Venda Corporativa de Moda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial