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sábado, 25 de julho de 2009

Mídia-"A Fazenda" vira palco de ações de merchandising

Em quase dois meses de exibição, Record fechou 17 contratos com anunciantes para patrocínios e ações dentro do confinamento

Bárbara Sacchitiello

24/07/2009 - 17:21

Em quase dois meses de exibição, o reality show "A Fazenda" conseguiu movimentar a audiência e o faturamento da TV Record. Desde o último dia 31 de maio, onze marcas diferentes - além dos quatro patrocinadores oficiais - apareceram no confinamento rural, patrocinando provas e etapas da competição disputada entre as celebridades.
De acordo com o diretor nacional de merchandising da Record, Marcus Vinicius Chisco, nessas oito semanas em que o programa está no ar, já apareceram na Fazenda as marcas Always, Ace-Ariel, Pantene, Prestobarba, Suco Del Valle, Max Ração (Total Alimentos) Energético TNT, Taiff Produtos de beleza, Maggi (Nestlé), Margarina Delicia (Bunge) e Habib´s. Outras duas marcas - Vick e Duracell - também já fecharam contratos com a emissora e aparecerão no reality show nas próximas semanas.
Como a disputa ainda não terminou, existem chances desses contratos - e do faturamento da Record - crescerem. Quando lançou "A Fazenda", a emissora projetava bater recordes de inserções de merchandising, já que a dinâmica do jogo propiciava diferentes ações, provas e tipos de exibição de marcas e produtos.
Além dessas inserções, o programa conta com o patrocínio máster de quatro marcas: Kia, Coca-Cola, Oral B (P&G) e Claro. O investimento dos cotistas e as apostas dos demais anunciantes consolidam o sucesso dos reality-show como vitrines de marcas e de empresas na televisão nacional.
Na exibição do programa do último dia 5 de julho - no domingo, dia da semana em que um participante é eliminado da competição - um cachorro entrou na "Fazenda" para fazer companhia aos participantes. O novo mascote, na verdade, tinha a função de exibir a marca de rações Max. Além de ser batizado com este nome, o cão também exibiu o logo do produto e circulava pelo confinamento para, além de entreter os confinados, exibir a marca.
Um novo anunciante deverá entrar na "Fazenda" na próxima terça-feira, 28 de julho, para patrocinar o desafio semanal dos participantes. O diretor de merchandising na emissora, entretanto, não revela o nome da marca e nem o estilo da prova.
Dentro da Record, a experiência com o reality show é motivo de comemoração. "A Fazenda superou as mais otimistas das expectativas. O programa, até o momento, foi um dos maiores sucessos de faturamento de merchandising da emissora durante 2009, mesmo porque nos permite comercializar ações com formatos totalmente diferenciados", disse, em comunicado, o vice-presidente comercial da emissora, Walter Zagari.

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MARKETING E BUSINESS

Consumidores aprovam empresas "Verdes"

Segundo pesquisa, apesar de considerarem os produtos ecologicamente corretos muito caros, brasileiros se dispõem a pagar mais por eles.

24/07/2009 - 14:43

As empresas que quiserem captar a atenção dos clientes e consumidores deverão, dentro dos próximos anos, adotar uma postura e uma filosofia de trabalho "verdes". Embora considerem que os produtos ecologicamente corretos são mais caros do que os comuns, 73% dos brasileiros afirmam que estariam dispostos a pagar mais para ficar com a consciência mais tranqüila.

Esses são os resultados da pesquisa sobre responsabilidade ambiental e comportamento do consumidor realizada pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), uma unidade de pesquisa do Grupo WPP, em sete países: Brasil, China, Índia, Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido. O objetivo era traçar um panorama das opiniões e disposições dos consumidores diante das estratégias ambientais adotadas pelas empresas.

A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida já algo presente na mente dos consumidores dos países emergentes. Para os brasileiros e indianos, o meio ambiente é a questão mais importante da atualidade, enquanto para os outros países da pesquisa, a economia ocupa o topo das prioridades. Aproximadamente 78% dos indianos entrevistados e 73% dos chineses afirmaram que também estariam dispostos a pagar mais por produtos que oferecessem um menor impacto ao meio ambiente.

Adotar uma imagem de empresa "verde" também é algo muito valorizado pelos consumidores. Considerando os sete países pesquisados, 77% dos entrevistados afirmam que ter uma classificação "verde" é um fator muito importante para uma empresa. No Brasil, esse índice ficou em 50%.

A pesquisa também procurou mapear os meios mais utilizados pelos consumidores para obter informações sobre as questões ambientais e as práticas das empresas. Entre os brasileiros, a internet foi o canal mais votado. Os consumidores também destacaram que, para informar a respeito das práticas "verdes" de uma empresa, é mais confiável uma reportagem do que uma propaganda.

A instituição também pesquisou, em cada nação, as empresas que mais transmitem a imagem de possuir uma filosofia "verde", em dez diferentes categorias. Confira, abaixo, o ranking dessas empresas de acordo com os entrevistados brasileiros:

  • Cuidados Pessoais:Natura
  • Varejo - Vestuário: Azaleia
  • Produtos para casa: Unilever
  • Tecnologia: Microsoft
  • Varejo - Supermercados: Pão de Açúcar
  • Hospitalidade, Lazer e Entretenimento: Blue Tree
  • Varejo - Lojas de Departamento: Lojas Americanas
  • Fast Food - Alimentos e Bebidas: Casa do Pão de Queijo
  • Tecnologia Móvel: TIM

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