Mídia-"A Fazenda" vira palco de ações de merchandising
Em quase dois meses de exibição, Record fechou 17 contratos com anunciantes para patrocínios e ações dentro do confinamento
Bárbara Sacchitiello
24/07/2009 - 17:21
Em quase dois meses de exibição, o reality show "A Fazenda" conseguiu movimentar a audiência e o faturamento da TV Record. Desde o último dia 31 de maio, onze marcas diferentes - além dos quatro patrocinadores oficiais - apareceram no confinamento rural, patrocinando provas e etapas da competição disputada entre as celebridades.
De acordo com o diretor nacional de merchandising da Record, Marcus Vinicius Chisco, nessas oito semanas em que o programa está no ar, já apareceram na Fazenda as marcas Always, Ace-Ariel, Pantene, Prestobarba, Suco Del Valle, Max Ração (Total Alimentos) Energético TNT, Taiff Produtos de beleza, Maggi (Nestlé), Margarina Delicia (Bunge) e Habib´s. Outras duas marcas - Vick e Duracell - também já fecharam contratos com a emissora e aparecerão no reality show nas próximas semanas.
Como a disputa ainda não terminou, existem chances desses contratos - e do faturamento da Record - crescerem. Quando lançou "A Fazenda", a emissora projetava bater recordes de inserções de merchandising, já que a dinâmica do jogo propiciava diferentes ações, provas e tipos de exibição de marcas e produtos.
Além dessas inserções, o programa conta com o patrocínio máster de quatro marcas: Kia, Coca-Cola, Oral B (P&G) e Claro. O investimento dos cotistas e as apostas dos demais anunciantes consolidam o sucesso dos reality-show como vitrines de marcas e de empresas na televisão nacional.
Na exibição do programa do último dia 5 de julho - no domingo, dia da semana em que um participante é eliminado da competição - um cachorro entrou na "Fazenda" para fazer companhia aos participantes. O novo mascote, na verdade, tinha a função de exibir a marca de rações Max. Além de ser batizado com este nome, o cão também exibiu o logo do produto e circulava pelo confinamento para, além de entreter os confinados, exibir a marca.
Um novo anunciante deverá entrar na "Fazenda" na próxima terça-feira, 28 de julho, para patrocinar o desafio semanal dos participantes. O diretor de merchandising na emissora, entretanto, não revela o nome da marca e nem o estilo da prova.
Dentro da Record, a experiência com o reality show é motivo de comemoração. "A Fazenda superou as mais otimistas das expectativas. O programa, até o momento, foi um dos maiores sucessos de faturamento de merchandising da emissora durante 2009, mesmo porque nos permite comercializar ações com formatos totalmente diferenciados", disse, em comunicado, o vice-presidente comercial da emissora, Walter Zagari.
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