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domingo, 4 de outubro de 2009

Neg?cios


A beleza da classe C

Pre?os baixos e novos produtos - eis o caminho que levou O Botic?rio ?s consumidoras da emergente classe m?dia

Adriana Mattos

Artur Grynbaum, presidente"Desde o lan?amento da linha Intense, acreditamos que daria certo. Nosso setor tem prote??o divina."
Artur Grynbaum, presidente de O Botic?rio, tem um h?bito comum entre os empres?rios do setor de varejo. De tempos em tempos, ele foge da sede da empresa, em S?o Jos? dos Pinhais (PR), para visitar lojas, sejam franquias, sejam unidades pr?prias do grupo. Grynbaum sabe, inclusive, pelo olhar da vendedora, se foi reconhecido por ela. Quando consegue passar despercebido, ele mexe em prateleiras e produtos e, principalmente, acompanha a rea??o dos clientes.
Nas ?ltimas semanas, o seu "trabalho de campo" passou a ter um foco espec?fico: o desempenho da linha de maquiagens Intense, cujos batons custam R$ 9,90 e a base para o rosto sai por R$ 17,90 - pre?os at? 50% inferiores aos de outros produtos da empresa. Se a compara??o for com a L'Oreal, a diferen?a ? maior ainda. Gra?as aos pre?os competitivos, os produtos Intense ca?ram no gosto das consumidoras da classe C, seu p?blico-alvo, e recentemente receberam o refor?o de mais 50 itens, de sombras a l?pis para os olhos - o que consumiu investimentos de R$ 9 milh?es. Com esse lan?amento, O Botic?rio espera aumentar o volume de vendas da marca Intense em 46% neste ano, enquanto a expans?o da empresa no ano est? em 24%.
A Intense chegou ao mercado em agosto de 2008, com apenas 15 batons, um m?s antes da quebra do Lehman Brothers e da eclos?o da crise. Ali, naquele momento, O Botic?rio decidiu correr um risco. O racioc?nio era o seguinte: se a turbul?ncia se acentuar e o consumo travar, a linha de batons mais populares funcionaria como uma esp?cie de colch?o de seguran?a, pois evitaria quedas maiores nas vendas. Nesse caso, a empresa puxaria o freio de m?o na divulga??o da linha. Mas se, por outro lado, houvesse uma recupera??o r?pida do consumo, O Botic?rio faria barulho em torno da Intense em 2009. Deu a segunda op??o. "Desde o lan?amento, acreditamos que daria certo. Nosso setor tem a prote??o divina", brinca Grynbaum.
Em outras palavras, mesmo quando tudo vai mal, a demanda por cosm?ticos raramente sente os baques. E quando o sol brilha para todos, ele brilha bem mais para a ind?stria da beleza. Liderado pela Avon, Natura e O Botic?rio, o setor aprendeu a ganhar dinheiro vendendo para a nova classe m?dia brasileira. Formada por mais de 90 milh?es de pessoas (eram 52% da popula??o em 2008), a chamada classe C escolhe cosm?ticos pela marca, adora fazer compras picadas e aproveitar pre?os de oportunidade. Na ?ltima d?cada, a receita l?quida do setor disparou 270% e, desde 2005, cresce acima do PIB.

Neg?cios


Com apenas dois avi?es, o comandante M?rio Moreira agita o mercado ao anunciar rota entre o Rio de Janeiro e S?o Paulo Jos? Sergio Osse Moreira (de branco): ex-coronel usou experi?ncia como consultor para criar a Team
A Ag?ncia Na cional de Avia??o Civil (Anac) assegura que n?o h? nada certo. Mesmo assim, uma pequena empresa a?rea, com frota de apenas dois avi?es, agitou o mercado de transporte a?reo nacional na semana passada. A carioca Team Linhas A?reas virou o assunto do momento ao anunciar o lan?amento de uma rota alternativa ? ponte a?rea Rio-S?o Paulo. Sua inten??o ? ligar as duas cidades pelos aeroportos de Jacarepagu?, no Rio, e Campo de Marte, em S?o Paulo. A pol?mica estourou imediatamente, com reclama??es generalizadas, incluindo as feitas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Para o fundador e presidente da companhia, o coronel aviador da reserva M?rio Moreira, a liga??o, al?m de estar de acordo com a legisla??o vigente, ? uma forma de democratizar o uso dos dois aeroportos.

Moreira vive e respira avia??o desde os 15 anos de idade, quando entrou na Academia da For?a A?rea (AFA), da qual saiu formado piloto de jatos F-5. Com algum tempo de servi?o militar, foi transferido para o Primeiro Grupamento de Avia??o de Ca?a, na cidade ga?cha de Santa Maria. Permaneceu ali at? atingir o posto de coronel aviador e de l?der de esquadr?o. Ao mesmo tempo, come?ou a cursar economia na faculdade da cidade e, ap?s se formar, decidiu abandonar a carreira militar, em 1995. Sua primeira miss?o fora da Aeron?utica foi comandar uma consultoria de neg?cios em avia??o civil, ?rea na qual se especializou. "Ajudei a desenvolver o plano de neg?cios da maioria das mais novas companhias a?reas regionais do Pa?s, como a Trip e a Passaredo", diz. O trabalho despertou em Moreira o interesse em criar sua pr?pria empresa a?rea. Faltava apenas um avi?o ideal para colocar em pr?tica o que ele tinha em mente.
"Durante uma consultoria para um banco, que queria avaliar a possibilidade de oferecer leasing aeron?utico para o Brasil, conheci o LE T 410", conta Moreira. Embora fabricado na Rep?blica Tcheca, o avi?o tinha todas as caracter?sticas de uma aeronave ocidental. "Ele oferecia excelente qualidade t?cnica para voos regionais e um pre?o imbat?vel", diz. Com o fim da Uni?o Sovi?tica, os pre?os dos avi?es estavam muito baixos, ainda que utilizassem equipamentos (avi?nicos) ocidentais de ponta. "Basicamente, o pre?o era t?o baixo que voc? pagava pelos avi?nicos e levava o avi?o de gra?a", diz o coronel. Em 2001, Moreira conseguiu recursos suficientes para adquirir o primeiro LE T 410 e dar in?cio ? Team. Sua proposta inicial era oferecer liga??es para cidades tur?sticas no Rio de Janeiro, como Paraty e Angra dos Reis. "Tive muita sorte", afirma. "Naquela ?poca, muita gente da Petrobras estava se mudando do Rio para Maca?, e fiz um acordo com a empresa", diz. "Para garantir a rota, a Petrobras se comprometeu a comprar tr?s assentos em todos os meus voos para Maca?." Em pouco tempo, a empresa cresceu, expandiu sua malha e incorporou mais duas aeronaves. Em 2006, Moreira vivenciou uma trag?dia. Em um voo entre o Rio e Maca?, um de seus avi?es bateu na Serra do Mar durante mau tempo, matando todos os 19 ocupantes."Foi mais dif?cil sobreviver ao acidente do que come?ar a empresa."
A Team sobreviveu. No in?cio de 2009, Moreira decidiu que era hora de criar uma nova ponte a?rea entre S?o Paulo e Rio ao saber da decis?o da Anac de liberar as opera??es em qualquer aeroporto do Rio. "Isso abriu caminho para essa rota que vamos abrir", diz o coronel. Hoje, para abrir uma rota a?rea, basta que haja disponibilidade nos aeroportos de destino e origem e que a opera??o seja comunidada ? Anac. Para ele, toda a pol?mica em torno do projeto se deve a interpreta??es equivocadas de suas proposta. "N?o se trata de mudar a ponte a?rea do Santos Dumont para Jacarepagu?, mas dar uma alternativa para quem mora na Barra da Tijuca." Para especialistas, o problema ? o precedente que a nova rota pode criar. "Se uma empresa oferecer o servi?o, outras tamb?m v?o querer oferecer", afirma Resp?cio do Esp?rito Santo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Estrat?gicos e de Pol?ticas P?blicas em Transporte A?reo (Cepta), da UFRJ. "A quest?o ? que esses dois aeroportos n?o t?m capacidade para receber voos regulares frequentes." Moreira tamb?m pode enfrentar outra dificuldade.

Uma das op??es sugeridas no projeto do trem-bala, que liga S?o Paulo ao Rio, ? usar o Campo de Marte como esta??o. Se isso ocorrer, o aeroporto pode ser desativado.